Graziela Medeiros

July 1, 2009

Novo Portal Palácio da Cidade: a web a serviço da população

Filed under: Fontes de Informação,Notícias — grazielamedeiros @ 03:40

Não é novidade o crescente uso da Web e de ferramentas colaborativas como forma de participação na vida política de um país. Por aqui se tornou comum nos últimos dias o uso do Twitter para dizer ‘fora Sarney’ . Esse é apenas um exemplo das infinitas possibilidades de se ‘gritar’ por direitos e melhorias, mesmo que de maneira informal.

Alguns sites, especificamente os portais, permitem que a relação entre governo e população ocorra de maneira formal, direta e colaborativa. Um bom exemplo é o Portal oficial da Casa Branca, criado em 2009 no Governo de Barack Obama. No Brasil, cabe destacar o e-democria,  um portal de interação e discussão virtual da sociedade, lançado em julho deste ano e já citado aqui.

 Nesta segunda-feira dia 29 foi criado pelo Governo do Rio de Janeiro o Portal Palácio da Cidade.

No Portal aprecem as informações:

“O prefeito Eduardo Paes lançou em Botafogo, o portal do Palácio da Cidade, que entrou no ar às 14h desta segunda-feira, dia 29, com o objetivo de estreitar o contato entre o prefeito do Rio e a população.

O evento contou com a participação do secretário municipal da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, representantes da IplanRio (Empresa Municipal de Informática) e de jornalistas, que puderam conferir, por meio de laptops, todas as ferramentas do novo portal, considerado diferente de tudo o que já foi feito até hoje, em termos de websites oficiais de governos no País”.

O que realmente tende a mudar é a relação do cidadão com o governo, que depois da Web e da Web 2.0 promete não ser mais a mesma.

Conforme o Jornal O Dia o Portal permite  acessar o site de casa, do trabalho, do celular ou de uma lan house, e ficar informado sobre tudo o que a Prefeitura está fazendo para melhorar a qualidade de vida na Cidade. Além disso, o visitante poderá enviar mensagens, sugestões, idéias e tirar dúvidas, utilizando o que há de novo em termos de interatividade. O internauta poderá, inclusive, enviar fotos tiradas de seu celular e postar vídeos para ilustrar o comentário.

O portal também dará acesso direto a páginas de relacionamento do prefeito no Twitter, Orkut, Facebook, MySpace e BCYou. Este último vai permitir a troca de vídeos em tempo real, com a identificação geográfica de onde o internauta enviará suas imagens e sugestões a Eduardo Paes. Vale lembrar que o Rio é a primeira prefeitura do Brasil a utilizar a rede BCyou.com

Saiba mais sobre o Portal: http://www.palaciodacidade.rio.rj.gov.br

Leave a Comment »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: